GROUND PENETRATING RADAR (GPR) APLICADO A IDENTIFICAÇÃO  DE PLUMAS DE CONTAMINAÇÃO

Data: 05/12

Horário: 18h30 as 21h30

20 Vagas

Instrutores: Dra Luiza Leonardi Bricalli (Coordenadora) e o Geólogo Diego Silva da Rocha

O workshop irá apresentar um método geofísico, dentre outras aplicações esse método tem o potencial de auxiliar na localização e caracterização de plumas de contaminação, ainda pouco explorado. Esse método auxilia na resolução de diversos problemas causados decorrentes da ocupação urbana. O objetivo da atividade é demonstrar a teoria do método eletromagnético e a aplicação da técnica de GPR (Ground Penetrating Radar) na caracterização dessas plumas, a partir disso os alunos estarão habilitados a identificar a necessidade de aplicação da técnica em possíveis problemas encontrados.

CONTAINER E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

Data: 05/12 e 06/12

Horário: 18h30 as 21h30

35 Vagas

Instrutores: Arq. Heliomar Venâncio (Coordenador),

Arq. Aline Oliveira Azevedo e Arq. Raquel Corrêa Mesquita

A temática de sustentabilidade vem sendo discutida em diversos vetores da sociedade e a reutilização de um elemento que é, em sua natureza, descartável, se caracteriza como uma forma sustentável e contribui para o meio ambiente. Neste contexto, o container de carga é um elemento versátil capaz de suprir diversas demandas arquitetônicas nas cidades, desde habitação até espaços comerciais, sendo uma solução construtiva que reduz gasto com materiais e garante uma funcionalidade a um elemento que seria descartado e que é versátil e pode ser aliado a itens de sustentabilidade. Além disso, a utilização do container busca novos caminhos de arquitetura sustentável para sair da forma de construção convencional de concreto armado, que gera impactos ambientais com o descarte de materiais e entulhos, dentre outros.

RUAS COMPLETAS E SUSTENTÁVEIS

Data: 05/12 e 06/12

Horário: 18h30 as 21h30

35 Vagas

Instrutores: Arq. Suzany Rangel Ramos (Coordenadora), Arq. Izabela Uliana Pellegrini e Arq. Pollyana Martins Rodrigues

O Workshop Ruas Completas e Sustentáveis tem como foco a aplicação prática de estudos inspirados no projeto “Ruas Completas”, desenvolvido pela WRI Brasil (World Resources Institute Brasil). De forma adaptada, busca-se aplicar esse conceito e metodologia num trecho da Rua Doutor Annor da Silva, do bairro Boa Vista, município de Vila Velha, ES. Espera-se que os profissionais e estudantes de arquitetura e áreas afins possam avaliar o objeto de estudo por meio de um checklist baseado na metodologia de avaliação proposta pelo WRI, e dessa forma propor intervenções para o local, buscando ruas mais democráticas e que priorizem o transporte de baixa emissão de carbono. O diálogo entre os participantes, possibilitado pelo trabalho em grupo e pela metodologia de avaliação proposta, é peça chave para gerar resultados que permitam conhecer soluções para se alcançar um planejamento urbano voltado para as pessoas, e que atenda os objetivos propostos pelo “Ruas Completas”. Vale ressaltar que a aplicação prática da teoria em uma rua existente permite que se busque soluções adequadas e específicas para o local de acordo com seu contexto, sendo essa uma característica importante da sustentabilidade. Os resultados das propostas desenvolvidas por cada grupo serão discutidos ao final do workshop como contribuição para a formação do senso crítico e analíticos dos demais participantes.